O ritual para quem deseja dormir bem é extenso. Especialistas recomendam apagar todas as luzes do quarto, comer apenas alimentos leves, tomar banho quente momentos antes de se deitar e repetir tudo sempre no mesmo horário. Tão importante quanto se preparar para o sono, porém, é estar certo de que a estrutura que sustenta o corpo é adequada.
Um colchão muito duro para seu peso pode causar problemas graves na coluna, como lombalgia e lordose. O mesmo acontece com um travesseiro baixo demais para quem dorme de lado. Os efeitos de uma noite agitada na cama são bem conhecidos: irritação e falhas de memória, entre tantos outros. Quem dorme mal levanta cansado, é pouco criativo e seu equilíbrio é alterado.
O bafômetro não acusa a falta de sono, mas os efeitos do cansaço são os mesmos de uma embriaguez. Uma noite sem dormir equivale ao efeito de três doses de uísque, de acordo com a Associação Brasileira do Sono. Saiba como escolher o melhor apoio para seu corpo nas páginas seguintes.
O “recheio” mais tecnológico para colchões e travesseiros chama-se viscoelástico, uma espuma especial que tem a capacidade de se amoldar aos contornos do corpo, de modo que ele fique totalmente apoiado (custa entre R$ 4 mil e R$ 15 mil). É o mais vendido na Europa e nos Estados Unidos, mas ainda é pouco comum no Brasil. Se você não quer gastar muito, prefira os colchões de espuma e mola de bons fabricantes. E os travesseiros de boas marcas que se amoldam melhor a seu pescoço e à posição de dormir.
Na foto: Modelo dorme em posição recomendada por ortopedista. Escolher bem o colchão e o travesseiro ajuda a ter uma noite de sono tranquila
Fonte: revistaepoca.globo.com
|